Picking é uma atividade muito importante na área da logística e possui estratégias que podem gerar menos tempo e maior custo-benefício durante o processo. De maneira simplificada, o picking pode ajudar a sua empresa a diminuir custos e adquirir melhores resultados.
O QUE É PICKING?
Também conhecido por order picking, esse processo consiste na recolha de determinados produtos no armazém, podendo ser em diferentes categorias e quantidades. Os produtos, ao chegarem para serem armazenados, são conferidos e guardados para uma futura solicitação do cliente. Ao serem requisitados, eles são preparados para o seu destino final.
No geral, o responsável pelo picking coleta os produtos seguindo especificações como a quantidade, categoria, validade etc. Sem esse processo de separação de materiais, pode acontecer o atraso da entrega, já que corre o risco do produto não ser coletado a tempo ou entregar a mercadoria errada.
TIPOS DE PICKING
Ao todo, são quatro tipos de estratégias de picking na logística que podem ser utilizados no momento de separação da mercadoria: picking discreto, picking por zona, picking por lote e o picking por onda. Cada uma é de acordo com a necessidade da empresa.
. Picking discreto
Essa modalidade conta com apenas um colaborador que inicia e finaliza a operação e é responsável pela coleta de um produto de cada vez. Os benefícios desse modo é que ele reduz as chances de erros, mas ele é o menos produtivo já que exige mais etapas e deslocamentos. É vantajoso para empresas que tenham um número baixo de entregas com grande volume de itens em cada pedido.
. Picking por zona
Nessa modalidade pode ter vários operadores que são divididos por áreas do armazém onde coletarão os pedidos. Cada zona possui um tipo de categoria. Conforme é feito o pedido, o operador recolhe de sua respectiva zona e deposita-o num local comum de consolidação. Existem vários trabalhadores operando para um pedido. Esse modelo é mais vantajoso em operações com um grande número de SKU’s.
. Picking por lote
Aqui se espera o acúmulo de pedidos para fazer a separação. Quando o operador faz a coleta, ele soma a quantidade pedidas de cada produto necessárias para realizar a distribuição. Em seguida, ele separa as quantidades para cada pedido.
. Picking por onda
É semelhante ao processo de picking discreto, já que conta com um operador responsável pela coleta de um tipo de produto por vez, em determinado período de tempo. Em operações com alto número de SKU’s e grande quantidade de itens por pedido, ele pode ser uma boa solução, pois garante maior eficiência operacional à sua empresa.
DICA DA RODOVIÁRIO GARRA
O picking ajuda sua empresa a receber produtos e de acordo com a sua necessidade em determinado prazo. Quando bem planejado e executado, ele só traz benefícios para você. Confie em quem entende do assunto: a RODOVIÁRIO GARRA pode ajudar no que você precisa. Entre em contato conosco!